quarta-feira, 11 de abril de 2012

Modelo aos 13 anos: não é cedo demais?

http://media.tiff.net/contents/stills/GirlModel.jpg
Imagem: documentário Girl Model

Me chamou bastante atenção o trailer do documentário Girl Model, dirigido por David Redmon e Ashley Sabin, que conta a história de Nadya Vall, uma menina de 13 anos descoberta por uma outra Ashley (de sobrenome Arbaugh), uma "caça-talentos" americana, que busca adolescentes para trabalharem como modelos no Japão na área rural da Sibéria. 

Para estas meninas pobres e lindas do interior da Sibéria, a promessa de trabalho no exterior significa a rara oportunidade para uma vida aparentemente melhor. 
Ashley Arbaugh já foi modelo nos Estados Unidos e agora como caça-talentos se sente em conflito com o fato de que seu trabalho consiste em recrutar meninas muito, mas muito jovens, as atraindo com promessas que nem sempre são cumpridas.

Nadya vai para o Japão sem a família, sem falar inglês ou japonês, com a promessa de conseguir contratos que paguem o suficiente para ajudar sua famíla a terminar de construir uma casa... Mas no Japão tudo é mais difícil, ainda mais para uma menina de apenas 13 anos. 
O trailer do documentário termina com a menina Nadya, no Japão, falando aos prantos no telefone: "quero voltar pra casa, mãe...".  
O documentário fala sobre a indústria da moda que muda minuto a minuto e da sua obsessão pela juventude.   
Algumas modelos veteranas já estão se posicionando sobre o assunto. Em fevereiro a top Sara Ziff, de 29 anos e formada em Ciência Política pela Universidade de Columbia, em Nova York, criou a organização  The Model Alliance, que busca cuidar dos direitos das modelos zelar por boas condições de trabalho e evitar que estas sofram abusos sexuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário