O empresário Andrew Rosen aposta em marcas americanas para competir com grandes marcas europeias
O homem dos números por trás de marcas como Proenza SchoulerTheyskens’ Theory, Rag & Bone e Alice + Olivia é o assunto de um extenso artigo do Wall Street Journal publicado nessa quinta-feira (29.03). No perfil, o jornal destaca como, ao unir tino para os negócios de moda e faro fino para novos talentos, esse nova-iorquino pretende colocar a moda americana frente a frente com os tradicionais pesos pesados da indústria europeia. Filho de Carl Rosen, empresário multimilionário que inventou a ideia do jeans premium através do licenciamento de marcas como Pierre Cardin e Calvin Klein, Rosen tem o know-how do meitiér da moda como herança de família.
Ao lado de Olivier Theyskens; e a dupla de estilistas Lazaro Hernandes e Jack McCollough da hypada marca Proenza Schouler
Em 1997, Andrew fundou a marca Theory com o estilista Elie Tahari para oferecer ao mercado uma ideia inovadora: um produto de qualidade sem a assinatura de um designer específico, que obedecesse uma faixa de preço abaixo das grifes premium. Seis anos depois, a dupla vendeu a maioria da empresa por US$100 milhões para uma holding japonesa. Na ocasião da oferta pública de ações em 2005, a Theory foi avaliada em nada menos que US$ 500 milhões e, hoje, a marca possui 219 lojas em 18 países. Rosen seguiu no comando executivo da marca e também assumiu as diretrizes da Helmut Lang. Comissionou Olivier Theyskens, recém-sáido da maison Rochas, para criar uma marca exclusiva com Theory. Desde o début, a label Theyskens’ Theory é sucesso das prateleiras. Bingo!
Com Anna Wintour durante o Fashion's Night Out na loja da Helmut Lang em 2009
Dali em diante, a escalada de novos talentos da moda americana passou a ser o foco. Rosen, logo se associou a labels de grande potencial, mas que dependiam de um planejamento de negócios. ”Nós não temos Gucci ou LVMH neste país, mas de  uma forma, Andrew está criando o equivalente americano”, disse Anna Wintour, toda poderosa da Vogue América ao jornal. Dentre as novas marcas que recebem o fôlego renovado de Rosen está a Proenza Schouler, que, como adiantamos, goza de uma nova fase com investimentos em sua primeira loja própria em Manhattan, além de uma coleção de jeans. No que depender do empresário, Nova York será um celeiro de moda cada vez mais sofisticado. Pelo visto há poucos nomes tão dispostos para o desafio.
Veja o inverno 2013 da Proenza Schouler na semana de moda de Nova York